Desafio 2016 - Ensinar e viver de Arte - Marco Baptista

10 julho 2016

Desafio 2016 - Ensinar e viver de Arte

O ano começou e a vida foi me levando pelo mesmo caminho de antes, porém algumas coisas mudaram no começo de 2016.  Há alguns meses atrás aceitei a proposta de lecionar artes para o ensino fundamental  (6º, 7º e 8º anos), algo que eu não cogitava fazer nem em sonhos, e também de orientar uma oficina de arte dentro de uma ONG local. Estes sem dúvida são mais que  desafios, uma vez que arte se aprende, mas não se ensina. 

Todos sabemos das condições do nosso ensino, principalmente das artes. Desculpem-me minhas professoras de arte, mas não foi pelo que aprendi na escola que escolhi esse caminho.  Em vista disso, meu mais forte objetivo é despertar nos alunos interesse e desembrutecer essa percepção formal deles. É um caminho difícil, principalmente para quem não tem experiência em lecionar. Mas a trancos e barrancos chego lá, pelo menos já percebi algumas mudanças satisfatórias

Há muito tempo queria dedicar-me mais a arte de alguma forma. Até o início do ano, minha sobrevivência dependia de trabalhos publicitários e de eventos, algo que respeito muito, mas não me realiza. Resumindo a novela, esse mercado  encolheu, ou seja, o dinheiro ficou raro, e se é pra não ganhar muito, prefiro não ganhar fazendo coisas que gosto e acredito. 

Penso que o caminho para a realização pessoal  e fazer o que se gosta é árduo e penoso, mas é possível. Dentro das possibilidades profissionais da vida vejo 4 grupos: O primeiro é aquele que não faz o que gosta e não ganha muito dinheiro (a maioria das pessoas). O segundo grupo  é daqueles que não fazem o que gostam, mas ganham bastante dinheiro (muitos estão nessa condição a espera da aposentadoria, para então viver). O terceiro grupo é daquele que faz o que gosta, mas não ganha muito dinheiro (atualmente estou nessa fase, mas meu objetivo é atingir a próxima). Por fim, tem o bem sucedido grupo daquele  que faz o que gosta e ganha dinheiro com isso. Eu considero isso o verdadeiro sucesso. É dificil? É, com certeza, mas não é impossível.

Seja dando aula, produzindo, pesquisando, estudando, vendendo ou qualquer outra ação, desde que  relacionada a arte,  já está de bom tamanho, aí nos preocupamos com o outro detalhe $$$, certo?

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram