Como fazer tinta a óleo - Marco Baptista

21 outubro 2014

Como fazer tinta a óleo

Pintor bem sucedido é aquele que não se preocupa com a quantidade de tinta e capricha no empastamento, eita... isto que é ostentação...hahaha

Você já teve aquela vontade de dar aquela carga a sua pintura, carregando na tinta, mas como todo artista brasileiro esse pensamento lhe doeu no bolso? pois é isso é muito comum, mas aqui vai uma dica legal para você. Faça sua própria tinta e de alta qualidade.
  
Vou mostrar como fazer sua tinta. Anote os ingredientes:
1- óleo de linhaça
2- Pigmento 
e só isso...




Como fazer:
despeje o pigmento em uma superfície lisa, pode ser um vidro como em nosso caso, um prato, ou algo similar. Vá acrescentando aos poucos o óleo de linhaça e misturando com uma colher (comecei a fazer com uma espátula de plástico mas ela quebrou). Vai ter que usar um pouco de muque e cuidado com a lambança. Cuidado para não exagerar na quantidade de óleo, pois o bom de fazer a sua tinta é deixá-la com bastante carga (pigmento). Como cada pigmento pede uma quantidade de óleo, o teste de ponto é: deixe a colher pressionada à superfície da massa, se ela ficar imóvel, sua tinta está boa.
Você poderá guardar sua tinta em saquinhos, ou em potes pequenos. Certamente essa tinta ficará muito melhor e mais intensa que a que se vende por aí, e o melhor, você poderá usar e abusar de embastamentos sem peso na consciência.


Observação importante: Com relação ao pigmento, estamos usando o pigmento em pó da marca XADREZ. Ele é de baixo custo, mas não pense que é porcaria, pois não é. Os melhores pigmentos são importados e custam um balaio (muito caros) mas os óxidos de ferro brasileiros dos os melhores do mundo e nós os conhecemos por amarelo ocre e terra de siena que correspondem ao vermelho e amarelo da marca XADREZ. 

Um comentário:

  1. Olá. Obrigado pelas dicas.
    Vc saberia me indicar onde encotrar para comprar apenas os óxidos mesmo sem ser esses marca xadrez? é q ja ouvi falar q por serem pigmentos pra construção civil, possuem outras substancias misturadas. o q implica em perda de qualidade do pigmento. Obrigado. Aguardo.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram