Como organizar sua Paleta de Pintura - Marco Baptista

10 setembro 2014

Como organizar sua Paleta de Pintura

Olá pessoal, hoje vamos dar uma dica fundamental para pintores e aspirantes. Como organizar sua paleta de pintura.
Em primeiro lugar, não existe uma regra determinante para a disposição das tintas na paleta, mas é melhor que elas sigam alguma lógica que facilite o processo de construção da pintura. Lembre-se: Do caos não se faz organização. Uma paleta bem organizada vai te ajudar a obter melhores resultados. Veja as dicas.



  • Não use qualquer coisa de paleta, muito menos aquelas bandejinhas de isopor, além de desvalorizar seu trabalho, elas podem derreter se você colocar um pouco a mais de solvente na tinta.
  • Não adianta economizar na paleta, o tamanho é fundamental, paletas muito pequenas dificultam o manuseio das tintas, o que pode interferir na qualidade do seu trabalho.
  • Em nosso exemplo de paleta luminosa organizamos da seguinte forma: Em um lado da paleta, as cores quentes (amarelos, laranjas e vermelhos) em ordem de luminosidade (primeiro as mais claras, começando pelo branco) No centro, as cores terrosas, ocre, terra de siena e terra de siena queimada. No outro lado da paleta, as cores frias (verdes, violetas e azuis) também em ordem do mais claro ao mais escuro, terminando com o preto. Esta paleta é multifuncional, com essas cores você está pronto para qualquer desafio. Se você necessitar de mais variações de verdes ou azuis (caso esteja pintando uma paisagem, por exemplo) fique a vontade em alterar. 
  • O principio por trás dessa organização é facilitar a visualização das cores claras e escuras, das quentes e frias e também das complementares, tornando assim o uso desses recursos rápido e fácil, sem precisar pensar muito. (Em outro post falaremos sobre a teoria das cores na pintura).
  • Outra paleta demonstrada aqui é a paleta terrosa. Esta paleta é extremamente simples, formada pelas cores: ocre, terra de siena queimada, branco e preto. somente com essas cores Rembrandt, Caravaggio, Velázquez, Ticiano e muitos outros fizeram misérias, por tanto, não é a quantidade de cores que faz uma boa pintura, mas como você as organiza na tela.
  • Mantenha sua paleta limpa. Uma dica que dou é ter papel toalha a disposição e sempre limpar o meio da paleta, onde foram realizadas as misturas.
Veja quais as cores utilizadas nestas grandes obras:





Fonte: http://www.colourlovers.com/blog/2007/06/20/color-inspiration-from-the-masters-of-painting/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram