Kandinsky em gifs animados - Marco Baptista

14 abril 2014

Kandinsky em gifs animados

Encontrei esses gif muito legais de Kandinsky criando e aproveito o ensejo para comentar um pouco a respeito dessa figura. 
Há um tempo atrás tive a oportunidade de ver pessoalmente algumas obras de Kandinsky e como aluno de pintura, na época, aquilo foi algo fantástico para mim.
Kandinsky foi genial, ao lado de Paul Klee desenvolveu uma pesquisa no campo da percepção visual que é extremamente moderna hoje. Kandinsky lecionou na extinta Bauhaus (Escola que visava integrar as artes e ofícios, a fim de criar uma arte universal, funcional e bela - dela se originou o desenho industrial e os designers de hoje em dia)
Ao construir a primeira obra totalmente abstrata da história da arte, Kandinsky pôs em cheque as convenções extremamente racionalistas, principalmente aquelas difundidas pelo cubismo analítico (método racional de representar a imagem, onde o objeto é desfragmentado a ponto de ser irreconhecível). Afinal, para ele, arte é lirismo e assim como uma música pode existir sem palavras, a pintura pode existir sem representações. Em sua pesquisa, a percepção da imagem se dá pelas tensões visuais sugeridas na pintura e associações "sinestésicas" com a música, sua outra grande paixão. 
A pintura de Kandinsky não é bonitinha, ver apenas como algo decorativo denigre sua pesquisa, é bela, decorativa,  mas sobre tudo, sua complexidade como pesquisa visual e artística é algo digno dos grandes mestres da pintura universal.



gifs tirados do site http://www.ideafixa.com/speed-painting-com-kandinsky/

Atualizações do Instagram