Caçadores de Obras Primas - Marco Baptista

10 fevereiro 2014

Caçadores de Obras Primas

Todos sabemos que o cara do bigodinho esquisito, o Adolfo, era um artista frustrado e ainda assim um amante da arte, principalmente daquela tradicional, clássica. Era de objetivo do Füher instalar um museu: o Fürhermuseum, em Linz, na Áustria, cidade natal do Adolfo. Daí vem sua muito bela ação de roubar, tomar, furtar as obras de arte de locais conquistados para sua "coleção". Se não fosse pela bravura de verdadeiros amantes da arte ao se colocar na linha de tiro para resgatar as obras roubadas, não sabemos  que fim elas teriam durante as seguidas ações de destruição ocasionadas pela guerra. Visto que muitas obras ainda estão desaparecidas.

Dia 14 de fevereiro estreia no Brasil o filme "Caçadores de Obras Primas" sob direção de George Clooney contando com a atuação de John Goodman, Jean Dujardin e Matt Damon. O filme dramatiza a história de um grupo muito especial de soldados da 2ª Guerra Mundial inspirado no livro "The Monuments Men".  Na história original, um pelotão de 345 oficiais formado por artistas, críticos, escultores, curadores, etc, vindos de 13 países, se tornaram voluntários por seu apreço a arte e o que ela representa a humanidade. Este grupo também ficou conhecido por seus colegas de front como os "Guardiões de Vênus"

Ao todo o Monuments Men resgatou mais de 5 milhões de peças roubadas e escondidas por nazistas incluindo obras de Michelangelo, Rembrandt, Jan Van Eyck, Renoir, Cézanne e muitos outros. O filme também conta da luta da população de Milão para manter em pé uma das mais celebres pinturas da história da humanidade, a Santa Ceia de Da Vinci.

Assista ao trailer do filme:



Parece um filme fantástico que mistura arte, ação e história, uma combinação muito interessante para se apreciar. Quando for possível assistir a este filme com certeza estarei na fila...... de downloads.

Neste episódio dos Simpsons o Vovô Simpson foi um dos soldados que resgataram obras de arte roubadas pelo exercito alemão. Assista ao episódio.



Para mais informações:
http://cinema.uol.com.br/noticias/efe/2014/02/09/hitler-queria-roubar-sua-historia-diz-clooney-sobre-filme-com-nazistas.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-201434/trailer-19534303/
http://www.istoe.com.br/reportagens/347019_O+BATALHAO+DAS+ARTES?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram