Caderno de viagem do documentário Valentin Adamovich - Marco Baptista

31 agosto 2011

Caderno de viagem do documentário Valentin Adamovich

No dia 26 de agosto saímos de Santo Ângelo com destino à São Luiz Gonzaga, no caminho desviamos para a redução de São João Batista onde filmamos o monumento a Antonio Sepp. Quando chegamos em SLG fomos a igreja caracterizada pelo estilo neogótico. Sabiamos que Adamovich além de construir o monumento ao Pe. Roque Gonzales, localizado a frente da igreja Matriz desta cidade, também trabalhou na reforma da igreja, mas não sabíamos claramente em que.
Então entramos em contato com nossa “informante” Juliana Sott, a qual agradecemos imensamente pela colaboração ao projeto. Juliana nos informou que o escultor Sr. Balduino Luft poderia nos dar alguma informação sobre Adamovich, porém ele só estaria disponível após as 16h.
A fim de ganhar tempo partimos para estrada em busca de uma capela construida sobre o tumulo de um fazendeiro ricamente ornamentada e com uma arquitetura singular. Após kilometros de estrada de chão, muitas perguntas, porteiras e ataques caninos avistamos ao longe a capela que tanto procurávamos. Infelizmente não pudemos filmar a capela, pois o dono da propriedade não se encontrava na região.
De volta a SLG fomos ver o Sr. Balduino e após uma agradável conversa em meio as belas esculturas e relevos este nos contou que certo dia viu Adamovich trabalhar nas janelas da igreja da cidade. Informação esta que reafirma o trabalho de Adamovich na restauração da igreja.
Assim concluímos nossa kilométrica e empoeirada sexta-feira.
Mais informações podem ser vistas nos videos disponiveis neste site e em nosso canal no youtube

Atualizações do Instagram