Mestre das cores Henri Matisse é tema de exposição em São Paulo - Marco Baptista

07 setembro 2009

Mestre das cores Henri Matisse é tema de exposição em São Paulo


Matisse hoje' reúne cerca de 80 obras do francês a partir de sábado (5).
Mostra na Pinacoteca do Estado fica em cartaz até 1º de novembro

A Pinacoteca do Estado, em São Paulo, recebe a partir deste sábado (5) a primeira exposição individual do artista francês Henri Matisse (1869-1954). A mostra “Matisse hoje”, que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e fica em cartaz até 1º de novembro, reúne cerca de 80 obras de importantes coleções públicas e privadas do Brasil e da França, como o Musée National d’Art Moderne – Centre Pompidou (Paris), a Biblioteca Nacional da França e o Musée Matisse (Le Cateau-Cambrésis).

Montada sob a curadoria de Emilie Ovaere, do Musée Matisse, e assistência de Regina Teixeira de Barros, do corpo técnico da Pinacoteca do Estado, a mostra é composta por pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados de Henri-Émile-Benoît Matisse.
O público poderá acompanhar a evolução do processo criativo do artista, em um percurso retrospectivo. Entre os destaques, estão as obras “Nature morte au magnoia” (1941) e “Nu rose assis” (1935-36), os painéis serigrafados “Océanie”, “Le ciel” e “Océanie, la mer”; e as pranchas do livro “Jazz”, editado em 1947.
Outro destaque são as imagens realizadas por importantes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Man Ray, que retratam Matisse no cotidiano e em seu ateliê.
Paralelamente, a mostra será acompanhada por trabalhos de cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam com a criação de Matisse: Philippe Richard (Dijon,1962), Pierre Mabille (Amiens, 1958), Cécile Bart (Dijon, 1958), Christophe Cuzin (Saint Simeon, 1956) e Frédérique Lucien (Briançon, 1960).
Exposição "Matisse hoje"
Quando: de 5 de setembro a 1º de novembro (terça a dom, das 10 às 18h)
Onde: Pinacoteca do Estado, Praça da Luz, 2, Centro, tel. (11) 3335-4990
Quanto: R$ 6 e R$ 3 (meia) / grátis aos sábados
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,7084,00.html

Atualizações do Instagram