Martha Medeiros - Marco Baptista

19 agosto 2009

Martha Medeiros

Achei muito oportuno o comentário da Martha Medeiros na Zero Hora de hoje, 19 de outubro de 2009.
Ela comenta sobre o crescente aparecimento de escritores, por meio de blogs. E como diz , há mais gente escrevendo do que lendo. A partir daí faz um comentário sobre a exposição da arte francesa no MARGS. Fala sobre o talento dos pintores, e como tornam a imagem altamente sensível. Enfim, acaba com a seguinte frase: “Vá até o Margs ao menos para entender por que tanta gente quer virar escritor. Ora, porque escrever, mal ou bem, todo mundo se sente capaz, até eu.”
Gostaria de acrescentar algo nesse comentário.
Ao se apoiar nas obras expostas, o que a escritora levou em consideração foi o virtuosismo característico da época. A capacidade de iludir o observador. Mas será que era só essa a intenção destes pintores? Todos os pintores citados pela jornalista (Renoir, Cézanne, Picasso....Portinari e Lasar Segall) abrangem o período que se estende do impressionismo ao modernismo. Por um motivo simples a retratação do real não era o maior objetivo dessa turma: todos foram posteriores à invenção da fotografia. Uma compreensão moderna da forma de retratar é o motivo desses mestres. Os impressionistas estão mais preocupados com os efeitos óticos da natureza. Os modernistas vem de uma nova percepção de mundo onde é posto em questão valores formais da realidade e da arte. A estética se torna algo a ser questionado e não mais é o motivo principal. Essas ações são decorrentes não de uma evolução, mas uma nova percepção da realidade, cada arte remete ao seu tempo e seu espaço. Atualmente a arte transbordou em suas possibilidades. Não devemos olhar para a arte do passado menosprezando a nossa atual. Aquela era para aquela época, hoje temos outras necessidades e valores.
Os blogueiros podem até não ser considerados escritores, como as academias assim definem mas, com certeza, são fruto de uma realidade contemporânea onde cada vez mais sentimos necessidade de expressão.

Atualizações do Instagram