Autoridades de Londres mandam apagar mural de renomado grafiteiro



Banksy é um artista de rua britânico que recentemente se envolveu em uma polêmica recentemente. Um de seus famosos murais com 7 metros de altura, localizado em uma agência dos Correios de Londres. O motivo da retirada seria o fato da obra se tratar de um grafite.



A obra de Banksy foi pintada sobre uma parede ao lado de fora do prédio. Ela mostra um policial ao lado de um cacchorro, e tirando fotos de um garoto. Esse garoto está em cima de uma escada enquanto picha a frase "One Nation under CFTV" (Uma nação sob câmeras de vigilância, em tradução livre) em letras brancas garrafais.

As autoridades do distrito de Westminster City tomaram a decisão de retirar o mural, em outubro passado. Segundo eles, o mural desrespeita a lei.

O representante do distrito, Robert  Davis afirmou que a aprovação dessa obra seria aprovar outros grafites ilegais que estão espalhados pela cidade, e este seria o motivo da retirada.

Essa não é uma decisão definitiva, no entanto seria necessário cobri-lo de alguma forma pelo Serviço Postal para que respeite as normas do distrito.

Portanto, enquanto uma decisão definitiva não é tomada, foi instalado um andaime para cobrir o desenho. 

Nota pessoal

Aprecio muitos trabalhos de grafite. E não estou questionando se são ou não arte. Mas para mim, o ato de ser realizado sem permissão não o torna mais artístico ou expressivo, e sim um ato de vandalismo. Muitos grafiteiros se apoiam na desculpa da arte para sobrepôr sua vontade à dos outros, mas acredito que o artista verdadeiro tem que terum mínimo de bom senso. E fazer dos seus trabalhos algo que seja útil à sociedade, e não um motivo de indignação.

0 comentários